O norte-americano Logan Paul, com quinze milhões de seguidores no Youtube e quase quatro milhões no Twitter, queria mostrar à sua comunidade de seguidores “o vídeo mais louco e mais real nunca antes compartilhado em seus canais”. O anúncio premonitório, em forma de tuite, publicado em 31 de dezembro não deixou ninguém indiferente. Nesse mesmo dia, o youtuber subiu à Internet uma gravação na qual aparecia com três amigos passeando pela floresta japonesa Aokigahara, mais conhecida como a “floresta dos suicídios”, localizada na base do Monte Fuji. Nas imagens pode-se ver como Paul, câmera na mão, encontra ao longe um homem enforcado em uma árvore. A gravação continua entre gozações e brincadeiras enquanto o youtuber reitera que “é o momento mais real que já gravei”. O conteúdo foi retirado por Paul 48 horas após a emissão pelas críticas recebidas nas redes sociais por causa do tom desrespeitoso das imagens.
O norte-americano, de 22 anos e natural de Ohio, que reside em Los Angeles, foi forçado a pedir desculpas no Twitter reconhecendo que “era a primeira vez que enfrentava uma situação deste tipo” e sublinhando que “ele também poderia cometer erros”. Paul lembrou que sua intenção não foi “ganhar mais visitas”, mas “procurar o lado positivo e não causar uma onda de negatividade”. E acrescentou: “Meu objetivo foi criar uma consciência sobre o suicídio e sua prevenção”. O problema do suicídio no Japão é importante já que mais de 25.000 pessoas morreram por esta causa em 2014. Em Aokigahara, entre 50 e 100 pessoas tiram as próprias vidas a cada ano.
Seus próprios colegas de profissão, youtubers famosos como PewDiePie com 58 milhões de seguidores na rede social de vídeos por excelência também fizeram críticas após a emissão do conteúdo. De acordo com o jornal britânico Daily Mail,o canal de Youtube de Logan foi o primeiro a alcançar um milhão de assinantes na história da rede social. Alguns de seus vídeos, postados a cada dia, superam os 20 milhões de acessos. Segundo a revista Forbes, o norte-americano Paul ganhou 150.000 dólares por suas publicações no Facebook e 80.000 por seu conteúdo no Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário