Maior parte do consumo ocorre quando aparelhos estão em espera.
Wii U, da Nintendo, reduziu gasto com energia em relação ao Wii.
Os preços cobrados pelos consoles no Brasil são os mais caros do mundo, de R$ 2,2 mil para o Xbox One (incluindo Kinect) e de R$ 4 mil, para o PS4. O documento liberado pela NRDC na sexta-feira (16) compilou o consumo de energia anual dos aparelhos da nova e antiga geração.
Enquanto o consumo do PS3 é de 64 kWh (KiloWatt por hora), o do PS4 é de 181 kWh. O gasto do Xbox 360 é de 70 kWh, já o do Xbox One varia de 210 kWh a 289 kWh, dependendo, segundo a NRDC, do tipo de modo da TV escolhido pelo usuário (Veja o relatório aqui).
O documento diz que aproximadamente metade da energia anual do Xbox One é consumida quando o aparelho está no modo ‘stand by’.
Quando executam outras funções, os videogames ainda gastam mais do que concorrentes de outros fabricantes. Segundo a NRDC, ao rodar filmes, PS4 e Xbox One usam de 30 a 40 vezes mais energia do que os dispositivos Apple TV e Google Chromecast.
Se por um lado, os novos aparelhos de Sony e Microsoft consomem mais energia do que seus antecessores, a aposta da Nintendo para competir com a nova geração gasta menos. O Wii consumia 40 kWh, enquanto seu sucessor, o Wii U, gasta 37 kWh.
Segundo a NRDC, se todos os Wii, Xbox 360 e PS3 forem substituídos por Wii U, Xbox One e PS4, o gasto de energia elétrica será de 10 bilhões kWh por ano nos Estados Unidos. Isso é o equivalente ao consumo de Houstoun, quarta cidade do país. De acordo com a entidade, a conta apenas para pagar pela eletricidade consumida naquele país pelos consoles será de US$ 1 bilhão.
No relatório, a NRDC pede que os fabricantes criem soluções para os videogames gastarem tanta energia, como por exemplo, o consumo dos aparelhos no modo ‘stand by’.
 
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