Maior parte do consumo ocorre quando aparelhos estão em espera.
Wii U, da Nintendo, reduziu gasto com energia em relação ao Wii.
PlXbox One (à esq.) e o PlayStation 4 são os novos integrantes da nova geração de videogames (Foto: Divulgação/Sony/Microsoft)
Depois de gastar com a compra dos videogames da nova geração, Xbox One e
PlayStaton 4, os jogadores terão que se preparar para arcar com a conta
de luz. Esses aparelhos chegam a consumir mais de três vezes energia
elétrica do que seus antecessores, Xbox 360 e PS3, respectivamente,
segundo um estudo da Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na
sigla em inglês), uma entidade norte-americana sem fins lucrativos.Os preços cobrados pelos consoles no Brasil são os mais caros do mundo, de R$ 2,2 mil para o Xbox One (incluindo Kinect) e de R$ 4 mil, para o PS4. O documento liberado pela NRDC na sexta-feira (16) compilou o consumo de energia anual dos aparelhos da nova e antiga geração.
Enquanto o consumo do PS3 é de 64 kWh (KiloWatt por hora), o do PS4 é de 181 kWh. O gasto do Xbox 360 é de 70 kWh, já o do Xbox One varia de 210 kWh a 289 kWh, dependendo, segundo a NRDC, do tipo de modo da TV escolhido pelo usuário (Veja o relatório aqui).
O documento diz que aproximadamente metade da energia anual do Xbox One é consumida quando o aparelho está no modo ‘stand by’.
Quando executam outras funções, os videogames ainda gastam mais do que concorrentes de outros fabricantes. Segundo a NRDC, ao rodar filmes, PS4 e Xbox One usam de 30 a 40 vezes mais energia do que os dispositivos Apple TV e Google Chromecast.
Se por um lado, os novos aparelhos de Sony e Microsoft consomem mais energia do que seus antecessores, a aposta da Nintendo para competir com a nova geração gasta menos. O Wii consumia 40 kWh, enquanto seu sucessor, o Wii U, gasta 37 kWh.
Segundo a NRDC, se todos os Wii, Xbox 360 e PS3 forem substituídos por Wii U, Xbox One e PS4, o gasto de energia elétrica será de 10 bilhões kWh por ano nos Estados Unidos. Isso é o equivalente ao consumo de Houstoun, quarta cidade do país. De acordo com a entidade, a conta apenas para pagar pela eletricidade consumida naquele país pelos consoles será de US$ 1 bilhão.
No relatório, a NRDC pede que os fabricantes criem soluções para os videogames gastarem tanta energia, como por exemplo, o consumo dos aparelhos no modo ‘stand by’.
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